ReutersReuters

A chefe de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, e outros dois executivos de pesquisa deixarão a empresa

Três dos principais líderes técnicos da OpenAI, apoiada pela Microsoft, pediram demissão na quarta-feira, a mais recente de uma série de saídas de executivos neste ano, ocorrendo em um momento de mudanças para a fabricante do ChatGPT.

A diretora de tecnologia Mira Murati, o vice-presidente de pesquisa Barret Zoph e o diretor de pesquisa Bob McGrew anunciaram suas saídas via X na tarde de quarta-feira.

A startup de inteligência artificial sediada em San Francisco está negociando uma nova rodada de financiamento de US$ 6,5 bilhões, avaliando a empresa em US$ 150 bilhões, dependendo da empresa mudar sua estrutura corporativa (link).

A empresa planeja se reestruturar para uma corporação de benefícios com fins lucrativos e dará ao presidente-executivo Sam Altman uma participação acionária, informou a Reuters (link) na quarta-feira. Atualmente, um conselho sem fins lucrativos controla a entidade com fins lucrativos, uma estrutura incomum que levou os membros do conselho sem fins lucrativos a expulsar Altman (link) em novembro de 2023 por uma falha de comunicação e perda de confiança. Ele foi reintegrado após cinco dias.

A rodada de financiamento ainda não foi encerrada e a empresa está em processo de finalização.

Não estava claro se a saída dos executivos poderia afetar a captação de recursos em andamento. Alguns documentos de captação de recursos contêm uma cláusula de "mudança adversa material" que permite que os investidores se retirem de um acordo se a empresa encontrar algo que possa ter um impacto negativo significativo.

Murati ainda está trabalhando na OpenAI enquanto negocia sua saída da empresa, de acordo com uma fonte próxima a Murati. Ela faz parte da criadora do ChatGPT há 6 anos e meio e serviu brevemente como presidente-executivo em novembro, quando o conselho temporariamente Altman.

De acordo com seu perfil no LinkedIn, Murati ingressou na OpenAI como "VP de IA Aplicada e Parcerias" em dezembro de 2020 e foi promovida a CTO em maio de 2022. Antes da OpenAI, ela trabalhou na startup de realidade virtual e aumentada Leap Motion e na Tesla TSLA.

Como CTO, Murati frequentemente aparecia ao lado de Altman como o rosto público do criador do ChatGPT. Quando a OpenAI lançou seu modelo GPT-4o em maio, capaz de ter uma conversa de voz realista, Murati liderou a apresentação.

"Estou me afastando porque quero criar tempo e espaço para fazer minha própria exploração", escreveu Murati em uma publicação no X.

Murati, Zoph e McGrew são os últimos de uma série de saídas de executivos da OpenAI (link). Em agosto, o cofundador da OpenAI, John Schulman, disse no X que havia se juntado à empresa rival de IA Anthropi por favor e outro cofundador, Greg Brockman, também disse no X que tiraria um ano sabático até o fim do ano. Um terceiro cofundador, o cientista chefe Ilya Sutskever, deixou a OpenAI em maio (link).

No X, Altman disse que Murati não o informou com antecedência sobre sua saída, explicando a ele que ela queria fazer isso quando a empresa estava em ascensão e que "nunca há um bom momento". No mesmo post, Altman também anunciou uma série de promoções internas: Matt Knight para diretor de segurança da informação, Josh Achiam para chefe de alinhamento de missão e Mark Chen para vice-presidente sênior de Pesquisa.

Login or create a forever free account to read this news

More news from Reuters

More news