ReutersReuters

Oposição indiana pede investigação sobre Adani, BJP de Modi questiona momento da acusação nos EUA

Key points:
  • Gautam Adani indiciado nos EUA por suposto papel em esquema de suborno
  • Adani Group rejeita alegações como infundadas
  • Oposição pede investigação parlamentar ao Grupo Adani

Os partidos de oposição indianos exigiram uma investigação na quinta-feira sobre as alegações de irregularidades do Grupo Adani e disseram que levantariam a questão no Parlamento depois que seu presidente, Gautam Adani, foi acusado nos EUA por um suposto esquema de suborno.

O bilionário Adani foi indiciado (link) por promotores dos EUA por seu suposto papel em um esquema de suborno e fraude de US$ 265 milhões, e mandados de prisão foram emitidos para ele e seu sobrinho, mergulhando seu conglomerado em uma crise profunda pela segunda vez em dois anos.

O Grupo Adani rejeitou as alegações como infundadas e disse que cumpria integralmente todas as leis.

Adani tem sido alvo de partidos de oposição indianos que dizem que ele e seu conglomerado foram protegidos pelo governo do primeiro-ministro Narendra Modi, acusações que ambos negam.

Os oponentes de Modi dizem que ele tem laços de longa data com Adani, que remontam a quase duas décadas, quando Modi era ministro-chefe do estado ocidental de Gujarat, ao qual Adani também pertence.

Eles acusam o governo de favorecer o grupo em negócios, acusações que o governo rejeitou como "alegações absurdas".

"Estamos levantando essa questão, é minha responsabilidade levantar essa questão como líder da oposição", disse Rahul Gandhi, líder do principal partido de oposição, o Congresso, aos repórteres quando perguntado se ele levantaria o assunto no Parlamento na próxima semana.

Gandhi liderou o ataque da oposição contra Modi pelo que ele diz serem ligações de Modi com Adani desde que o investidor com posições vendidas (short seller) dos EUA Hindenburg Research emitiu um relatório (link) no ano passado, acusando o grupo Adani de usar paraísos fiscais offshore de forma indevida - o que a empresa negou.

O presidente do Congresso, Mallikarjun Kharge, pediu uma investigação parlamentar abrangente sobre "cada aspecto do funcionamento do Grupo Adani".

Sanjay Singh, um parlamentar do partido de oposição Aam Aadmi, disse que o indiciamento era um assunto sério.

"Todos os assuntos pendentes contra Adani devem ser investigados por uma agência de investigação e monitorados pela Suprema Corte", disse Singh.

Não houve resposta imediata à acusação do governo indiano.

No entanto, Amit Malviya, líder do Partido Bharatiya Janata de Modi e chefe da célula de TI, disse que o Congresso não deveria ficar "desnecessariamente animado".

"O documento que você cita diz: 'As acusações na acusação são alegações e os réus são presumidos inocentes, a menos que sejam provados culpados'", disse ele em resposta a uma publicação do porta-voz do Congresso, Jairam Ramesh, solicitando uma investigação parlamentar.

“O momento do relatório, pouco antes da sessão parlamentar e de Donald(e) A iminente presidência de Trump levanta várias questões", disse ele, sem dar mais detalhes.

Login or create a forever free account to read this news

More news from Reuters

More news