O INVESTIMENTO DO FUTURO

Existe uma área que nunca vai passar por crises: produção de alimentos. O agronegócio atende uma das necessidades básicas mais primordiais de todo ser humano. Ninguém vive sem comida.

A tecnologia pode avançar. O metaverso pode introduzir a realidade virtual e aumentada no cotidiano das pessoas. Podemos até mesmo passar a nos movimentar através de carros voadores. Mas nunca vamos deixar de comer.

Jim Rogers, o lendário investidor que foi sócio de George Soros e juntos conseguiram 4.200% de lucro num período de dez anos, deu a volta ao mundo por duas vezes e chegou a uma conclusão.

Ele disse: “os investidores de wall street andam de rolls royce hoje. Amanhã serão os agricultores. Há uma escassez de alimento no mundo e quem o produz ficará rico.”

Essa é a visão de alguém que viu de perto a realidade de muitos países. Rogers é um defensor dos investimentos em commodities, tendo até mesmo criado um índice próprio para medir o setor.

Segundo ele, matérias primas são elementos fundamentais para a economia de qualquer país e quem investe nelas está investindo em coisas palpáveis e não em promessas de ganhos ou empresas que podem falir.

Ele enxerga que a necessidade global por commodities é tamanha, que as estruturas de fornecimento atuais não dão conta de supri-las. E as agrícolas são as mais emergentes de todas.

É sabido que 20% das pessoas do mundo consomem 80% de todos os recursos. E que, no ritmo atual, precisaremos de três planetas terra para suprir todas as necessidades que ainda virão nas próximas décadas.

Há pouco tempo conversei com uma senhora conhecida minha, que passou toda sua juventude na roça. Ela me contou que atualmente as terras onde trabalhava já não tem ninguém, pois todos os jovens foram para a cidade.

Estamos tão cercados de tecnologia, que nos esquecemos das fontes primordiais de nosso sustento. Eu acredito que investir no setor agrário por meio da bolsa de valores não é apenas suficiente. Devemos criar meios de aplicar em projetos ainda em fase de início.

Renan Antunes
AGROagrobusinessagronegocioagronomiaalemdaanalisetecnicaalemdaatBeyond Technical Analysisjimrogers

Also on:

Related publications

Disclaimer