Existe uma diferença grande entre um chefe e um líder, entre poder e autoridade. Poder pode ser dado, comprado, ser fruto de indicação, é aquilo que o chefe usa quando as pessoas não fazem o que ele quer.
Autoridade é conquistada, é a habilidade de levar as pessoas a fazerem, por livre e espontânea vontade, aquilo que você pediu, porque elas entendem que é o melhor a se fazer.
Os chefes usam somente poder, não possuem autoridade e não são pessoas agradáveis. Líderes podem até ter poder, mas o deixam de lado para exercer a autoridade, são pessoas agradáveis, admiradas e amadas por todos.
Não precisa ser chefe para adquirir autoridade. Uma pessoa do menor escalão pode ser líder na organização, enquanto que o dono só exerce poder achando que também tem autoridade mas está longe de ter uma.
Se um chefe junto com seus subordinados ficarem trancados numa caverna, e houver a necessidade de sacrificar alguém, é ele o primeiro a ser escolhido. Se um líder junto com seus colaboradores ficarem na mesma situação, todos darão a vida por ele.
Se você exerce cargo de chefia e precisa usar seu poder para comandar sua equipe, é melhor rever suas atitudes. Um líder ouve, ensina, acolhe, dá exemplo, deixa seu ego de lado e entende que seu dever maior é servir.
Se aquele que está num cargo de poder diz que ele que manda, a verdade é o contrário. Entenda, chefes não são líderes, são pessoas colocadas naquele cargo. Chefes precisam se tornarem líderes se quiserem que a organização avance e melhore sempre.
A maioria das Instituições Públicas e Privadas estão cheias de chefes e com muita falta de líderes. O grande problema não é a falta de conhecimento, mas sim a falta de caráter, algo presente somente em líderes.
Chefes são egocêntricos, egoístas, arrogantes, mentirosos, falsos, portanto medíocres. Chefes são passageiros. São esquecidos e nunca formam um legado. Fazem mais mal do que bem. Afinal, são pessoas que nunca acham que estão erradas e nunca pensam em mudar.
Já os líderes. Podem até mesmo ir embora, mas nunca serão esquecidos, porque o bem que fazem transforma tudo e todos ao redor.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.