Quando o senhor mercado está indeciso e os preços andam de lado, não fazemos nada. Quando o senhor mercado não gosta de um ativo e seus preços seguem em queda, operamos vendido. Se os preços sobem, operamos comprados.
O único problema é que o humor do senhor mercado muda muito rápido. Ele é uma pessoa muito indecisa na maioria das ocasiões e pode agir por impulso quando quer estar decidido.
Ele compra devagarinho fazendo os preços subirem aos poucos. Mas, quando algo acontece ou ele acha que vai acontecer, corre para vender e despencar os preços. Ele é muito medroso e detesta ficar comprado por muito tempo.
O senhor mercado não é um sujeito humilde. Ele sabe que é soberano e que sua vontade é o que define o movimento dos preços. Ele não tem compromisso com a opinião de ninguém e adora ler jornais onde ri muito.
Ele às vezes adora provocar reações só para ver muita gente perder dinheiro. Parece até que este é o seu objetivo. Fica o tempo todo tentando enganar todo mundo. Ele é orgulhoso mas detesta gente orgulhosa.
Parece até que sonda o que os orgulhosos escrevem ou falam sobre o mercado só para ir lá e fazer o contrário. Ele acha que esse negócio de economia real é uma baboseira e o que importa mesmo é o que ele estabelece.
Afinal, o senhor mercado movimenta bilhões todos os dias. Mais do que a riqueza total de muitos países juntos. Nadando em tanta grana seu ego é inflado na mesma proporção. Odeia que o subestimem.
Ele é um sujeito muito temperamental e gosta de quem tenta entendê-lo. Mas não admite certezas. Adora deixar seus estudiosos com dúvidas. Tem medo que descubram seus segredos e o derrotem.
É um viciado em adrenalina. Aposta todas as suas fichas num jogo e gosta de desafiar adversários grandes. Não tem medo de ninguém e quanto mais poderoso é, mais lhe agrada o embate.
Mas, quem consegue compreender nem que seja uma pequena faceta sua, trilha pelos caminhos da riqueza, mas sem poder sair contando vantagem por aí. Vai que o senhor mercado ouve e tenta pregar uma peça.
A vingança do senhor mercado pode custar uma fortuna.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.