Por questões mais gráficas do que macroeconômicas (até por quê tentar prever e antecipar o macro se provou uma tarefa impossível para mim e acredito que pra maioria dos participantes e aficcionados pelo mercado, embora não admitam), eu acredito que o DXY irá marcar um topo hoje.
Conceitos de análise técnica que me fazem pensar isso:
1) apesar da tendência no gráfico DIÁRIO ser de alta.. a tendência do DXY no gráfico mensal e semanal ainda é LATERAL... e numa tendência lateral o preço tende a ficar encaixotado.. bate na extremidade inferior e sobe... bate na extremidade superior e cai.... pois bem, além desse conceito, é válido dizer que numa tendência lateral ocorrem pequenas "escapadas" dessas zonas de suporte e resistência, são totalmente normais, fazem parte do processo de "captura de liquidez", pois bem, é o que acredito estar havendo agora: o preço está na extremidade superior do caixote e o rompeu apenas para pegar liquidez e retornar.
2) divergência gritante no RSI ... esse por si só é um dos meus sinais favoritos quando estamos procurando antecipar reversões...... a mera sobrecompra e sobrevenda não significam muito pra mim, mas uma divergência em contexto é muito relevante na minha análise.... nesse caso, o contexto é : tendência lateral, região de resistência, possibilidade de "escapada" para capturar liquidez e retornar; somada à uma divergência.
3) "BSL" ou "buyside liquidity" ... esse conceito é um pouco mais amplo e também mais atual... vem do "SMC" "smart money concepts".... acontece que o mercado; ou os algorítmos, sempre estão em busca de liquidez... e ele as encontra nas high ou lows mais relevantes.... pois bem, o DXY engatando alta e mais alta até chegar no topo mais acima e mais relevante; para capturar liquidez neste ponto.
4) alvo final 161 de fibonacci.... nas minhas análises eu não costumo ficar falando sobre fibos, até por quê pra mim o price action é rei, porém esse fibo foi tão respeitado em todos os seus níveis (23-76-111 e agora 161) que é impossível ignorá-lo.... este não é um fibonacci comum, é o "FIBONACCING" do Marco Rossi e Caco Maia. Se você jogar no youtube irá entender e aprender bem facilmente... o fato de haverem outros elementos de análise técnica corroborando com a leitura desse fibo corrobora com a credibilidade dele. (Após esse post, farei um post sobre esse fibonaccing no próprio IBOVESPA)
--------------------------------------------------------------------------- Ok, o DXY vai fazer topo, mas e daí? O que eu faço com isso? Bom... e daí que o índice do dólar fazer topo vai implicar diretamente em várias esferas de investimento... pois ele é uma espécie de termômetro para a economia global. Um dólar mais forte globalmente é péssimo para países emergentes e isso afeta o Brasil de certa forma... então se o DXY aliviar, significa que haverá espaço para os ativos brasileiros, que estão super amassados, se recuperarem também.
Você também pode considerar fazer operações compradas em moedas do g7 contra o dólar.... por exemplo EUR/USD ... AUD/USD ... CAD/USD .. NZD/USD... CHF/USD..... nesse caso, acho interessante estudar e considerar quais são as perspectivas para cada uma dessas moedas... se os bancos centrais estão subindo juros ou os cortando nesses países.
Acredito que com a queda do DXY, outra classe de ativos que pode vir a se beneficiar são as commodities, pois estas são cotadas em dólar. Nesse caso estou me referindo às commodities industriais mesmo, como PETRÓLEO, MINÉRIO DE FERRO E COBRE. Porém acredito que o OURO também pode se valorizar; pois se o mercado continuar buscando reserva de valor, não vai mais fazer isso comprando dólar; pois este está prestes a cair..... então se quiser proteção, poderá buscar OURO e BITCOIN.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.