Nos últimos meses, os responsáveis da Reserva Federal (Fed) têm batido o tambor da dependência de dados – e os investidores têm reagido a todos os números económicos, sejam dados concretos ou dados soft, como o inquérito ISM Services PMI.
O setor vem crescendo em ritmo satisfatório no último ano. Segundo o ISM, a expansão – ou uma pontuação acima de 50 – foi observada em 11 dos 12 meses, mas isso não significa estabilidade. Os economistas tiveram dificuldade em acompanhar as reviravoltas do sector. PMI de Serviços ISM. Fonte: FXStreet
Os dados têm oscilado entre batidas e erros nos últimos meses. Depois de exceder as estimativas em Agosto, um número decepcionante para Setembro daria continuidade a este padrão. As expectativas são relativamente modestas – uma pontuação de 53,6. 54,5 em agosto.
Se o padrão não se mantiver e o ISM Services PMI superar as estimativas, a tendência de força do dólar americano provavelmente se estenderá. A economia vai bem e os investidores temem as intenções agressivas da Reserva Federal.
Supondo que o padrão em zigue-zague se mantenha, há espaço para vendas limitadas de dólares americanos . A menos que o maior sector da América entre em contracção de acordo com este indicador, qualquer queda no dólar poderá revelar-se uma oportunidade de compra. A maior economia do mundo lidera um globo que luta para se expandir.
Para ouro e ações, uma pequena falha serviria como uma oportunidade de venda.
Pensamentos finais O ISM Services PMI é o último indicador significativo antes do Nonfarm Payrolls – e um impulsionador substancial do mercado quando publicado após o relatório de empregos. Está prestes a abalar os mercados e, a menos que o resultado seja um desastre – altamente improvável dada a recente força económica dos EUA – é provável que haja uma oportunidade de “compra na baixa” do dólar.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.