O Ibovespa fechou a semana em alta de +5,91%, a 112.764,26 pontos.
Que a tendência de alta predominante no gráfico diário é uma realidade, isso é obvio.
No entanto, faz-se a pergunta: esta força altista pode chegar até onde? A resposta, nós podemos encontrar primeiramente no próprio padrão gráfico que identificou o início da tendência de alta, bem como, do que os indicadores técnicos também trazem.
O padrão gráfico “Bandeira de Reversão de Alta” tem como projeção o alvo em 113.946,31 pontos. E o Índice já chega bem próximo dessa projeção. Da mesma forma o IFR (Índice de Força Relativa), já se encontra em região de sobrecompra, ou seja, é sinal de que haverá ao menos uma correção. E sabendo que a tendência é de baixa no gráfico semanal, esta correção se trata da continuidade da tendência de baixa.
Outro fator importante a se observar são as MMA’s. A MMA-9 está para “testar” a MMA-200 como sua resistência. Se caso aquela se mantenha abaixo dessa é de se acreditar na continuidade da tendência de baixa.
Já no gráfico semanal, o forte movimento de alta fez romper a linha de resistência em 107.319,15 pontos, tendo força altista para “testar” novamente a LTA como a sua linha de resistência significativa.
Por esses motivos que me levam a crer que a tendência de alta identificada no gráfico diário seja um pullback, ou seja, um repique de alta dentro de uma tendência de baixa predominante.
E as MMA’s no gráfico semanal, bem como o IFR, evidenciam o pullback, estando a MMA-9 abaixo da MMA-200 e o IFR se aproximando da região de sobrecompra, tendo o Índice cotado aos níveis atuais, abaixo das máximas registradas anteriormente.
Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.