O S&P500, principal índice americano, corrigiu 24% desde o topo. Foi uma correção significativa que alguns consideram como um bear market. Na minha opinião essa correção já precifica tudo o que aconteceu até agora. A alta da inflação e desaceleração corrente da economia. Mas ainda não precifica o pior. Um cenário de recessão hard deve levar a um tombo dos lucros das empresas levando ao mercado a perder a confiança. Se o recente rally de lucros realmente tiver sido totalmente dependente da injeção de dinheiro feita pelos governos e banco centrais, um tombo é de se esperar. Se esse dinheiro conseguiu gerar estruturas econômicas de mais longo prazo, um soft landing não seria impossível. A correlação do mercado com os lucros é assustadoramente alta. O preço/lucro do S&P500 já esteve mais baixo e pode piorar mesmo depois de toda essa queda caso os balanços trimestrais venham ruins. Por isso essa temporada de balanços assume uma importância singular.
O iBovespa tem uma situação um pouco diferente. Historicamente a relação do índice com os lucros das empresas é mais incerta. No entanto, negocia em patamares historicamente muito baratos em relação ao lucro permitindo uma margem de correção dos lucros sem que fique caro, historicamente falando. Ainda como um ponto positivo os fatores causadores de inflação nos EUA nos favorecem em termos de balança comercial o que torna a nossa bolsa mais atrativa.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.