A Crise que estamos vivendo ainda em seu início, gera indícios que ao meu ver devem ser pensados e executados. Com o mundo infectado por um vírus letal, as relações socioeconômicas não serão mais as mesmas.
E é através dessa ótica que os negócios devem ser repensados. Achar que as pessoas vão voltar a vida normal e a frequentar espaços públicos e privados onde existia aglomeração de pessoas, pode ser um tremendo engano.
O Consumo está em transformação e foi engolido pela internet, o único sistema que foi testado e aprovado por uma pandemia mundial. Se o Empreendedorismo Digital era algo desconhecido, passará a ser a nova metodologia de negócios.
O Magazine Luiza desenvolveu sua plataforma digital e investiu em marketing levando as vendas online responder a metade do faturamento. Forçado a fechar suas lojas físicas como todos, o e-commerce manterá a Empresa de pé.
As Empresas que negligenciaram a internet vão sofrer e correm risco de não sobreviver. Não ache que criar um site agora irá fazer com que as vendas ocorram. Empreender pela internet requer expertise em gerar tráfego e conteúdo.
Se você quer investir em alguma empresa ou quer saber se ela vai sobreviver, veja se ela está preparada para a internet. Eu acho engraçado como as pessoas se apegam a modelos de valuation sem levar em consideração as mudanças que ocorrem.
Os que estão apegados aos papéis estão perdendo muito dinheiro. Grandes fundos de investimento estão sofrendo quedas de 70%. O que me espanta é eles esperarem que os preços vão voltar aos patamares anteriores.
O problema não está na Empresa. Ela pode ter caixa, ser amparada pelo Governo ou conseguir passar pela crise. O mundo que ela está inserida é que mudou. As planilhas não vão conseguir captar essa mudança.
Sobrevive quem tem capacidade de mudança. De deixar o ego de lado e encarar a realidade como ela se apresenta. Matematicamente, cerca de 80% das empresas que hoje existem vão sumir nos próximos 20 anos. Invista olhando para o futuro.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.