Muita gente tem mania de comparar a Análise Técnica com a Análise Fundamentalista. Isso é um equívoco absurdo. Demonstra desconhecimento das duas metodologias de análise e como elas são complementares e não opostas.
Os fundamentalistas analisam balanços financeiros e através da Contabilidade Empresarial examinam fluxo de caixa, relação de preço e lucro, dividendos, dívidas da Empresa, investimentos e etc.
Já os grafistas, analisam gráficos dos ativos utilizando os indicadores técnicos, que nada mais são que ferramentas baseadas em matemática, que auxiliam em identificar movimentos de preço, projeções e padrões.
Os fundamentalistas olham para as Empresas e buscam conhecer tudo que ocorre com elas, no setor que atuam e na Economia, seja em Microeconomia ou Macroeconomia.
Os grafistas olham para o comportamento do mercado, fruto da interação entre vendedores e compradores na Bolsa de Valores. Esses investidores podem ser Institucionais (Empresas,Fundos de Investimento, outras pessoas jurídicas) ou pessoas físicas.
Outra expressão que é fruto de discussão se trata de identificar os operadores da bolsa de valores. Tem aqueles que se denominam traders e os que se denominam investidores.
Tendo como base uma impressão que o mercado tem de maneira geral e baseado em conceitos subjetivos, os investidores geralmente são aqueles que usam a análise fundamentalista em seus investimentos, devido ao fato de permanecerem um tempo geralmente maior. Daí surge a idéia que eles investem na Empresa esperando lucros para gerar dividendos e etc.
Já os denominados traders geralmente são aqueles que utilizam a análise técnica (também chamada de análise gráfica) para investirem em algum ativo, geralmente em um determinado tempo que pode variar de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos.
Mas isso não quer dizer que os traders não investem ou que os investidores não fazem trading. A bem da verdade é que se buscarmos o perfil do operador da bolsa de valores que tenha um conhecimento maior e utiliza de maneira completa as metodologias de análise, ele se enquadra nas duas categorias.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.