VENDEDORES DE ANSIEDADE

A maioria das pessoas que começam a fazer swingtrade na bolsa de valores enfrentam um alto grau de ansiedade para obterem resultados altos no curto prazo. No daytrade isso também ocorre, mas a própria modalidade é curto prazista.

Essa ansiedade é causada por inúmeros fatores. O primeiro fator é a mídia financeira, que busca cliques e venda de assinaturas através de manchetes sensacionalistas e de promessas fáceis.

A paciência não é algo que se vende muito fácil hoje em dia. Por conta disso, o que se vende é a ansiedade. Quando você se torna cliente de alguém que promete riqueza rápida e fácil, a ansiedade vem junto.

Ela faz parte do pacote, afinal, a promessa de ganhos é o agente ansioso. A partir do momento que você enfrenta a prática e percebe que não é fácil, você entra em crise e a ansiedade só aumenta.

Isso porque os vendedores de ansiedade, continuam a manter o discurso e até utilizam depoimentos de pessoas que conseguiram atingir o objetivo prometido. Você começa a pensar que há algo errado com você.

Sua autoconfiança vai sendo minada, mas ela é o fator psicológico mais importante no trading. Quem está mergulhado em ansiedade, não consegue enxergar as oportunidades que aparecem e comete muitos erros.

A partir disso é criado uma bola de neve que só vai aumentando. Você não consegue resultados = fica ansioso = comete erros = perde mais dinheiro = destrói sua autoconfiança e o ciclo continua.

Quando você começa a operar na bolsa a primeira coisa que precisa conquistar são acertos e não grandes lucros. A medida que vai acertando vai aumentando sua autoconfiança e isso te estrutura emocionalmente.

Mas para não ser refém da ansiedade é necessário um método de trading que funcione. Um passo a passo que, se seguido, vai gerando resultados consistentes e mostrando para você que é possível ganhar dinheiro na bolsa.

Não compre ansiedade. Compre paciência.

Renan Antunes
Beyond Technical Analysisgrafistaspsicologiapsicologiadeltradingpsicologiatradingswingtradetradertrading

Also on:

Related publications

Disclaimer