Hoje é 1 de Abril, considerado o dia da mentira. Em homenagem a esse dia, vou revelar a verdade de uma mentira que algumas Mesas Proprietárias falam por aí. Muitos sonham em ser day traders profissionais e é bom mostrar que o caminho das pedras é cheio de espinhos.
Mesa Proprietária ou Prop Trading são empresas criadas para operar na bolsa de valores. Elas possuem processos seletivos para escolher os traders, onde eles operam o dinheiro da Mesa, ganhando um valor de comissão sobre o dinheiro que ganhar.
Algumas Mesas fazem um marketing nocivo e meio mentiroso. Elas começam dizendo que você vai operar o dinheiro delas sem risco para você. Sobre operar o dinheiro delas sim, você vai, mas, o dinheiro que você perder é obrigado a pagar.
Isso mesmo, se você é day trader de uma Mesa, precisa pagar do seu bolso os custos da plataforma, corretagem e os valores que perder. Elas exigem um dinheiro caução, onde você precisa depositar um determinado valor que será o que você poderá perder.
Se você acha que passará no teste da Mesa e vai trabalhar na praia operando na bolsa sem nenhuma dificuldade você foi enganado. A empresa não perde nenhum centavo. Se você não tem dinheiro em caução, nem tem autorização para operar.
Day trading é algo absurdamente difícil. Você vai perder dinheiro porque faz parte do processo. Nenhum trader ganha em todas as operações, e isso vai gerar um stress tão grande que você vai esquecer que está trabalhando de casa.
Aliás, isso pode até atrapalhar seu convívio com a família, porque vai ficar estressado com o mercado ao perder, e isso te fará ficar nervoso com quem mora com você. Não vale a pena se dedicar a algo tão estressante dessa forma.
As Mesas deveriam ter um colchão para que os traders pudessem perder no começo, a fim de adquirir a experiência necessária. Sem isso, não tem como ter sucesso. É só perdendo muito dinheiro mesmo.
E essa realidade ninguém conta. Pelo contrário, eles querem que você compre o curso e a mentoria por um valor alto sobre promessas que eles não vão cumprir.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.