ReutersReuters

Acções asiáticas sobem, dólar apoiado por 'yields' elevadas de obrigações

As acções asiáticas subiram, esta terça-feira, embora os movimentos tenham sido moderados numa semana encurtada pelos feriados, enquanto que o dólar se manteve perto de um máximo de dois anos, ajudado pelas elevadas 'yields' do Tesouro dos Estados Unidos, com os investidores a prepararem-se para menos cortes nas taxas da Reserva Federal em 2025.

Na China, as acções aumentaram ligeiramente os seus ganhos devido às notícias de um maior suporte por parte de Pequim para o apoio à recuperação económica do país.

O índice 'blue-chip' CSI300 3399300 e o Shanghai Composite Index 000001 subiam 0,9% cada. O índice Hang Seng HSI, de Hong Kong, avançou 1,08%.

Duas fontes disseram à Reuters que as autoridades chinesas concordaram em emitir 3 milhões de milhões de yuans (411 mil milhões de dólares) em obrigações especiais do tesouro no próximo ano, o que seria o valor mais elevado de que há registo.

As 'yields' das obrigações do Tesouro chinês subiram em resposta, com a 'yield' a 10 anos (CN240011=) a ganhar dois pontos base para os 1,7125%.

A notícia surgiu pouco depois de o Ministério das Finanças do país ter afirmado que as autoridades irão aumentar o apoio fiscal ao consumo no próximo ano, através do aumento das pensões e dos subsídios aos seguros médicos para os residentes, bem como da expansão das trocas de bens de consumo.

Ainda assim, os investidores continuam cautelosos quanto às perspectivas da segunda maior economia do mundo, particularmente porque enfrenta a ameaça de tarifas pesadas do Presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

O índice mais amplo do MSCI de acções da Ásia-Pacífico fora do Japão (.MIAPJ0000PUS) subiu 0,44%, acompanhando o ganho de Wall Street durante a noite.

Os futuros do EUROSTOXX 50 FESX1! subiram 0,04%, enquanto que os futuros do FTSE Z1! subiram 0,46%. Os futuros do S&P 500 ES1! e os futuros do Nasdaq NQ1! perderam 0,05% cada.

O Nikkei NI225, do Japão, caiu 0,24%.

A oferta de compra de 15 mil milhões de dólares da Nippon Steel 5401 pela U.S. Steel X foi remetida para o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse um porta-voz da Casa Branca, dando ao Presidente 15 dias para decidir sobre uma união à qual já disse anteriormente que se opõe.

As acções da Nippon Steel subiam 1,2%.

A 'yield' do Tesouro a dois anos dos Estados Unidos (US2YT=RR) estava nos 4,3427%, enquanto a 'yield' de referência a 10 anos US10Y estabilizou perto de um máximo de sete meses nos 4,5907%.

Na segunda-feira, os dados mostraram que a confiança dos consumidores dos Estados Unidos enfraqueceu inesperadamente em Dezembro, à medida que a euforia pós-eleitoral se dissipou e surgiram receios sobre as condições futuras dos negócios.

Nas moedas, o índice do dólar DXY manteve-se perto de um máximo de dois anos, nos 108,14, tendo subido mais de 2% no mês até agora.

O euro EURUSD depreciou 0,09% para os 1,03955 dólares, enquanto que o iene USDJPY ficou perto de um mínimo de cinco meses nos 156,99 por dólar.

Texto integral em inglês:

Login or create a forever free account to read this news

More news from Reuters

More news