"O Baltic Dry Index (BDI) é um índice de preços médios pagos pelo transporte de cargas secas a granel em 20 rotas diferentes; O BDI é frequentemente visto como um indicador importante da atividade econômica, porque as mudanças no índice refletem a oferta e a demanda por materiais importantes usados na indústria; (...) O Baltic Dry Index tem a vantagem (ou desvantagem) de que, não podendo ser negociado fora da The Baltic Exchange, não está exposto a variações especulativas. (...) O BDI previu a recessão de 2008 em alguma medida, quando os preços sofreram uma queda acentuada"
Se tem ou não papel de "previsor" de recessões é assunto para outro momento.O que me chama a atenção é que o BDI caiu 75% desde seu pico no semestre passado. Pelo histórico deveria chamar a atenção este movimento, mesmo que a escalada até o pico pode ser atribuída aos gargalos logísticos do ano passado. Na Reuters a última referência que encontrei a ele foi em 25/11/2021, reuters.com/markets/asia/baltic-index-rises-smaller-vessels-lend-support-2021-11-25/, onde encontra-se:
"Se o BDI (principal índice de granéis sólidos) continuar caindo, isso não deve ser visto como um sinal de que a logística global está melhorando ou que os gargalos da cadeia de suprimentos estão diminuindo, apenas refletirá a fraqueza na demanda de commodities da China, disse a Capital Economics em nota, atribuindo uma queda recente no índice a uma queda acentuada na produção de aço chinesa."
Será que o exposto acima está correto? É este motivo por que ninguém está falando mais deste índice? E as implicações desta "fraqueza de demanda" para o restante do globo?
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.