O Ibovespa fechou a semana em alta de 1,18%, a 113.572,35 pontos.
Com a quinta semana consecutiva de alta continuamos dentro do movimento altista para o curto-médio prazo elencado pelo padrão “Fundo Duplo”, conforme foi argumentado nas semanas anteriores.
Até mesmo a análise do Doji da semana passada foi refutada pela alta desta última semana, indicando que o movimento segue firme em direção aos 118.258,87 pontos.
No entanto, o movimento do Índice Bovespa segue o movimento de alta do curto-médio prazo e (talvez) não mudará o movimento de baixa do médio-longo prazo.
Isto se justifica em função das notícias que rondam o mercado de renda variável como um todo, pois são mais ruins do que boas.
Vale lembrar que a alta de juros pelo Banco Central norte-americano (Federal Reserve) na reunião de política monetária do próximo mês de março ainda segue no radar, ainda mais com o índice de inflação em alta. Os principais Índices das bolsas dos Estados Unidos, já demonstram estar em tendência de baixa. Da mesma forma, no Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,54% em janeiro; uma alta significativa se comparado com janeiro de 2021 que registrou inflação de 0,25%. Houve, também, o aumento da taxa de juros SELIC, para 10,75%, emparelhado com a inflação que segue na faixa dos 10,38%. E a perspectiva futura é a de que haja aumento da taxa de juros, caso a inflação continue descontrolada. Somado a isso, temos a escalada dos ânimos para uma possível guerra na Ucrânia, que pode envolver diretamente Rússia e EUA, o que pode gerar uma instabilidade na Europa, envolvendo as principais economias no velho continente.
Portanto, a projeção de alta para o curto-médio prazo continua, com o alvo em 118.258,87 pontos (linha azul superior do gráfico), bem como a projeção de baixa para o médio-longo prazo, com o alvo em 89.314,77 pontos (linha azul inferior do gráfico), em concordância com as análises feitas nas semanas anteriores.
Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.