Cenário Macro Começamos a segunda semana de dezembro com perspectivas ruins na cena internacional. Tensões entre China e EUA só aumentaram devido a prisão de uma diretora da Huawei. Petróleo e commodities em geral estacaram a sangria mas não ainda não se recuperaram do tombo. No entanto apesar de todo este cenário negativo o Ibovespa se manteve na região próxima do topo histórico, com local comprado e estrangeiros vendidos. Acredito que o Brasil, por se tratar de um mercado volátil e de mais risco, tem afastado estrangeiros por conta do cenário de volatilidade nos EUA, mercado de referência, e por estar esticado dado o rali que funcionou na bolsa desde de antes da eleição.
O Gráfico Depois do primeiro turno a bolsa subiu sem força, mostrando perda de momento comprador,com períodos de lateralização seguidos de rompimentos tímidos. Agora o principal padrão no gráfico é uma possível cunha ascendente. Classicamente é um padrão vendedor, mas não é impossível que tenhamos continuação de alta. A perda confirmada da linha de base dessa cunha liga o alerta para um movimento baixista mais acentuado, mas até lá o viés ainda é levemente de alta.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.