Análise da Prata Mais Completa Que Você já Viu

Updated
É impressionante como a teoria de Elliott criada na década de 40 ainda se valida até os dias de hoje, isso afirma o que Larry Hite, um dos Top Traders do Best Seller, Magos do Mercado escrito por Jack Schwager citou, " Os Mercados mudam, as pessoas não, é por isso que o jogo funciona". Larry afirmava o que a própria teoria de Elliott, de Charles Dow são embasadas, no comportamento da massa. Compartilho com vocês o que eu intitulei de “ Padrões de Alta Probabilidade” esse na qual é chamado de Método Odin.

Iniciando Pelas Ondas de Elliott

Elliott dizia que geralmente a onda 2 corrige a 61.8% da onda 1, caso em que ocorreu nesse ciclo uma correção no padrão de zig zag a 61.8% da onda 1. Elliott afirmou que geralmente a onda 3 é a maior das 3 ondas de impulso, com uma extensão que vai a 161,8% ou mais da onda 1. Tivemos nesse ciclo a onda 3 sendo a maior das ondas, indo a quase 200% da onda 1.

Existe algumas regras que Elliott estabeleceu para reduzir a subjetividade da sua teoria, entre elas são de que a onda 3 nunca deve ser a menor das 3 ondas de impulso, logo se a onda 1 for a maior onda de impulso, a onda 5 deve ser menor do que a onda 3. Outra regra chamada da lei da alternância, afirma que geralmente as ondas 2 e 4 ocorrem em padrões diferente de correção, sendo que se a onda 2 corrigiu em um padrão simples de zig zag, "a, b, c" a onda 4 pode corrigir em um padrão complexo, como por exemplo, triplo 3. Nesse ciclo tivemos a onda 2 corrigindo em um padrão flat e a onda 4 corrigindo em um padrão de zig zag. A Onda 4 corrigiu 23.6% da Onda 3.

Em Seguida tivemos a ultima Onda de impulso, uma onda 5 truncada, nome intitulado por Elliott que ocorre quando a Onda 5 não consegue ir além da Onda 3. o Truncamento da onda 5 ocorre quando temos uma Onda 3 muito forte, como de fato ocorreu na Prata.

Ondas Corretivas

Após o termino do movimento impulsivo causado pelas 3 onda de impulso "1, 3 e 5" podemos esperar pela correção de todo o ciclo de impulso. As ondas corretivas tende a ser a fase mais complexa do ciclo completo de Elliott, logo se você não consegue ter uma contagem clara das ondas provavelmente o ativo analisado pode estar em uma fase corretiva de um ciclo maior. No caso da Prata tivemos uma correção mais simples no padrão de zig zag "a, b e c".

A Onda A sendo a primeira Onda corretiva de todo o ciclo de alta impulsionado pelas 3 Ondas de impulso, corrigiu 50% de todo o impulso de alta. A Onda B corrigiu 50% da Onda A em um padrão claro de 3 Ondas, e por ultimo tivemos a Onda C corrigindo 61.8% de todo o ciclo de alta formando um padrão raro que Elliott nomeou de triangulo diagonal, conhecido na análise técnica como cunha.

Elliott dizia que o triangulo diagonal é um tipo de onda especial que ocorre normalmente na onda 5 em momentos que o movimento anterior que a precedeu ocorreu muito rápido e para muito longe. Em uma porcentagem menor os triângulos diagonais aparecem no final de uma fase corretiva do ciclo, nesse caso na Onda C, caso que ocorreu na prata recentemente.

O triangulo diagonal, indica exaustão do movimento que o precedeu, indicando uma possível reversão dos preços. Finalizo a minha análise da Prata utilizando as ondas de Elliott, mas irei falar um pouco sobre outros conceitos analíticos.

Padrões Gráficos

Padrões de figuras são projetados pelas suas extensões/extremidades, situação, na qual eu utilizei para projetar o possível alvo para esse padrão de triangulo diagonal.
Existe aqui duas formas de se negociar esses padrões de figuras, sendo um mais conservador e outro mais agressivo. Em um perfil mais conservador devemos esperar um retrocesso a região do rompimento para nos posicionarmos a favor do movimento sendo que nesse caso você pode também ficar de fora do movimento caso o retrocesso não ocorra.
A segunda entrada, sendo ela mais agressiva, você se posiciona logo que ocorre o rompimento do padrão, mas essa entrada deve ter um stop mais longo, sendo ele sempre no ultimo fundo para uma compra ou ultimo topo para uma venda.
Vamos deixar essa análise ainda mais precisa? validando o que eu chamo de padrões de alta probabilidade?

2° Estancia “Indicadores”

https://www.tradingview.com/x/nBNj9gRi/

Eu não vejo a necessidade de utilizar indicadores em minhas análises de mercado, não para ativos com alta liquidez como commodities como o ouro, prata e petróleo, esses na qual eu negocio, mas afirmo que tais indicadores são validos para afinar as nossas entradas.
Observe que na imagem temos duas médias moveis, sendo elas as médias móveis de 20 e 200 períodos. A média móvel de 20 indica a direção da tendência de curto prazo e a de 200 a tendência de longo prazo, e ambas estão confirmando para onde os preços podem ir a seguir. Importante você entender que caso deseje utilizar indicadores para validar as suas entradas sempre utilize os mesmos como fase final das suas análises, porque em primeiro lugar devemos analisar o preço.
Para não criar confusão, faça uma análise inicialmente com o gráfico limpo e somente depois se necessário adicione os indicadores para seguir com a segunda parte da sua análise. Ainda está com dúvidas? Vamos validar ainda mais o que os preço está nos mostrando?

Teoria de Charles Dow

snapshot

Charles Dow, o Pai da análise técnica dizia que " O volume precisa confirmar a tendência " e desde então isso tem se validado. Observe como nos últimos 3 dias de negociação o volume foi aumentando conforme Charles Dow afirmou. Apesar de eu não considerar o volume como um indicador, pois é só mais uma informação que recebemos da bolsa, sendo elas o Preço "candlestick" e o volume financeiro "Money". Ou seja, se temos o preço subindo e volume reduzindo, temos uma divergência afirmando que o volume não está confirmando a tendência.

Candlestick

snapshot

Para finalizar observe a 4 e ultima imagem da prata vista pelo gráfico semanal, um lindo padrão de candlestick chamado de martelo.

Conclusão

Eu poderia continuar utilizando outros indicadores e outras formas de analises, seja elas embasadas da teoria de Charles Dow, seja ela da Análise Técnica, mas acho que já mostrei mais do que o suficiente para validar a probabilidade de alta na Prata, mas não esqueça, mesmo com todas essas afirmações em total confluência podemos sim ser surpreendidos pelo mercado e a Prata desabar na próxima semana, pois sempre vai ter formas ocultas atuando no mercado, então nunca deixe de utilizar stop loss e ter um bom gerenciamento de capital.
Se você quer saber mais sobre como eu negocio no mercado de índices, commodities e mercado de cambio, entre em contato comigo e conheça meu curso que vai te mostrar a direção certa sobre como negociar no mercado financeiro de forma conservadora, técnica, negociando padrões de alta probabilidade.
Trade closed: stop reached
Posição Stopada
Chart PatternsCommoditiesElliott WaveTrend Analysis

Related publications

Disclaimer