Dolão está no seu momento de felicidade, cenário perfeito com tudo fluindo conforme o esperado.
Nos últimos meses tivemos a nossa moeda apreciando aproximadamente 10% versus o dólar, é uma das melhores moedas do ano.
Isso tudo se justifica por vários motivos, como:
ótimo diferencial de juro real do Brasil. Os fundos gringos aproveitam no nosso juro real alto (juro - inflação — a grosso modo) recebendo o prêmio de risco comprados na moeda Brasileira aplicados em títulos e juros. Essa operação é chamada de carry trade, e na regra da oferta e demanda, quando mais dólar no país, mais apreciada é a nossa moeda;
pausa na subida de juros dos EUA favorece o Brasil pois mantém o diferencial de juros Brasileiro competitivo frente aos EUA;
avanços importantes na política brasileira como a regra fiscal. Muito se falou dela, sobre ela ser ineficaz e sobre daqui dois anos voltarmos a discutir uma nova regra, mas o que o gringo olha agora é o copo meio cheio, temos uma regra e isso limita o gasto publico desenfreado em um governo que gasta;
alinhamento político entre os poderes e os ministros. O mercado está muito satisfeito com o atual ministro da fazendo Fernando Haddad que, muito bem assessorado, vem tomando boas decisão e criando receitas para fazer a regra fiscal funcionar. Isso sem contar no alinhamento entre Executivo e Legislativos, que em sinergia, se ajudam;
melhora nos preços que estavam inflacionados. Tivemos preços altamente pressionados na alimentação e na energia, que hoje são problemas pacificados, o que favorece o Bacen a reduzir a SELIC;
sinalizações de melhora percebida por parte dos diretores do Banco Central.
Podem ter mais bons motivos para elencar aqui, mas esses são os principais ao meu ver.
Amanhã teremos o COPOM que o mercada por uma sinalização do Copom sobre os futuros cortes nos juros, ou ao menos um guidance dovish. Está no preço, o mercado já precificou isso e ao confirmar o mercado deve realizar.
Eu acredito que temos espaço técnico para buscarmos a região de 900 no processo. Mas o mercado não tem motivo para se manter no patamar muito acima disso.
Ninguém está esperando isso, mas se o Copom vier novamente com o tom Hawkish, isso tudo muda um pouco e podemos ver o dólar a 5000 em breve. Todavia por esse caminho a batata do RCN esquenta e ele será muito pressionado pelo governo e legislativo.
Leiam o comunicado amanhã. Paciência e bons negócios!
Trade active
O texto do comunicado, mais curto e mais conservador, fez apenas duas concessões: tirou o cenário alternativo de inflação, que considerava a Selic constante até o fim de 2024, e a frase que alertava para a retomada do aperto, se a desinflação não ocorresse como o imaginado. Mas, em vez de destacar a melhora na inflação, reconhecida por RCN nas últimas falas, continuou vinculando a “cautela, parcimônia, a paciência e a serenidade” ao “lento processo desinflacionário” e “às expectativas de longo prazo desancoradas”.
A manutenção da taxa favorece muito o carry trading e o não direcionamento de quando acontecerão os cortes pode pressionar o dólar ainda mais para baixo. Nesse caso, a operação vai ser estopada.
Trade active
Tivemos então a tão esperada ATA que veio sinalizando uma possível flexibilização nos Juros SELIC.
Sobretudo, a primeira vez que vemos uma discordância entre os membros em relação a permanência ou corte das taxas, dentre os membros, 3 são a favor da manutenção da taxa e 6 estão inclinados a repensar, e talvez iniciar o ciclo de corte.
Trade closed manually
Trade do dolar encerrado. O contrato do próximo mês, DOLQ bateu os 900 e não ganhou, visto que os players estão fazendo rolagem o melhor para essa operação é ecenrre-la.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.