O Ibovespa fechou a semana em baixa de –0,61%, a 112.879,85 pontos.
Esta é a primeira queda semanal depois de cinco semanas de alta. Em função disso, chamo a atenção para a formatação do candle dessa semana: uma “Estrela Cadente”.
O padrão “Estrela Cadente” é uma figura formada por um único candle e deve aparecer necessariamente após uma tendência de alta. É um dos sinais mais importantes de que esta tendência está atingindo seu final.
A configuração deste padrão é em função da diferença de tamanho da sombra superior e o seu corpo, ou seja, a sombra superior deve ter, no mínimo, duas vezes o tamanho do corpo para ser uma “Estrela Cadente. E para sabermos se há essa diferença pegaremos o valor da máxima semanal e diminuiremos com o valor de abertura, para descobrirmos o tamanho da sombra; depois, pegaremos o valor de abertura e diminuiremos com o valor de fechamento, para descobrirmos o tamanho do corpo. Assim, saberemos se a sombra tem o dobro do corpo, para classificarmos como sendo o padrão “Estrela Cadente”.
Sombra = (Máxima) – (Abertura) Sombra = (115.734,45) – (113.643,00) Sombra = 2.091,45 Corpo = (Abertura) – (Fechamento) Corpo = (113.643,00) – (112.879,85) Corpo = 941,88
Veja, portanto, que o tamanho da sombra tem mais que o dobro do tamanho do corpo, perfazendo dessa forma a configuração do padrão gráfico estudado.
Faz-se esta análise mais aprofundada do candle semanal, pois ela indica reversão da tendência de alta no curto-médio prazo, para uma possível nova tendência de baixa. E, também, respeita a tendência de baixa do médio-longo prazo.
Este movimento de reversão do candle semanal leva muito em consideração às tensões político-internacionais que ocorrem sobre um possível conflito armado na Ucrânia envolvendo Rússia, EUA e o continente europeu como um todo. Esta escalada é motivo de notícias negativas a várias semanas e ganhou um novo pico ao longo desta última semana afetando o mercado de renda variável como um todo que se encontra já averso à riscos e que tem potencial para afetar a economia global como um todo. Vale lembrar, também, que a alta de juros pelo Banco Central norte-americano (Federal Reserve) na reunião de política monetária do próximo mês de março ainda segue no radar, ainda mais com o índice de inflação em alta. Os principais Índices das bolsas dos Estados Unidos, já demonstram estar em tendência de baixa.
Portanto, a projeção de alta para o curto-médio prazo encontra-se em risco diante da reversão desta última semana, sendo possível que fique longe do alvo em 118.258,87 pontos (linha azul superior do gráfico), ou até mesmo que perca o posicionamento gráfico do “Fundo Duplo” que sustenta tal projeção. E a projeção de baixa para o médio-longo prazo continua, com o alvo em 89.314,77 pontos (linha azul inferior do gráfico), em concordância com as análises feitas nas semanas anteriores.
Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.