O mercado está a mudar rapidamente, por isso aja rápido!
Primeiro, precisamos de perceber por que razão o ouro continua a subir? O recente forte avanço do ouro está relacionado principalmente com factores de aversão ao risco macro e geopolítico, com três principais factores de fixação de preços em acção: potencial pressão de recuperação da inflação nos Estados Unidos, maiores expectativas de cortes nas taxas de juro ao abrigo da declaração neutra da Reserva Federal e aumento das reservas de ouro dos bancos centrais globais. Com a combinação destas três variáveis, os preços do ouro continuam fortes.
1.º Conflito geopolítico: a guerra tarifária entre os EUA e a China ressurgiu e a aversão ao risco aumentou! Os conflitos geopolíticos têm aumentado, a guerra tarifária entre os EUA e a China foi reiniciada e o sentimento de aversão ao risco está a aumentar. Os investidores recorreram ao ouro como um porto seguro, o que fez com que o preço do ouro subisse no curto prazo. No início de 2025, os Estados Unidos impuseram tarifas adicionais sobre os produtos chineses, canadianos e mexicanos, e a China retaliou. Os atritos comerciais agravaram a incerteza económica global.
2.º A Reserva Federal corta as taxas de juro: o custo de manter ouro diminui! Espera-se que a Reserva Federal corte as taxas de juro, reduzindo o custo de manutenção do ouro. Ao mesmo tempo, os cortes nas taxas de juro são geralmente acompanhados por um aumento da oferta de moeda, o que pode levar a preços mais elevados e desencadear inflação. O ouro tem propriedades anti-inflacionistas.
3.º Os bancos centrais globais estão a comprar ouro loucamente, com uma procura anual a atingir quase 5.000 toneladas! Os dados do World Gold Council mostram que os bancos centrais de todo o mundo estão a comprar ouro a um ritmo recorde: as compras ultrapassaram as 1.000 toneladas durante três anos consecutivos, acelerando para as 333 toneladas no quarto trimestre, com a procura anual total a atingir as 4.974 toneladas.
Estratégia de operação 1: Recomenda-se comprar ao preço atual de 2905-2900, stop loss em 2893, target em 2917-2923 e rotura para 2932. Estratégia de operação 2: Comece a vender quando atingir os 2930, faça stop loss aos 2937 e volte a apontar aos 2910-2900.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.