MacD_Bollinger

Buzz Lightyear e o IBOV: análise gráfica do mercado brasileiro!

BMFBOVESPA_DLY:IBOV   IBovespa Index
Após um bom 2023, no qual o índice brasileiro valorizou-se pouco mais de 22%, eis que chegamos a 2024.

Para este ano que está apenas em seu início, ao menos graficamente, há grandes chances do IBOV ir mais além, tipo aquele personagem dos filmes da saga Toy Story, o Buzz Lightyear, que sempre diz assim: “Ao infinito e além”

E se esse além puder ser mensurado, que tal a meta de 160 mil pontos?? Essa é a projeção gráfica que tenho para o "momento".

Veja a imagem abaixo. Será que temos esse padrão gráfico se desenhando para os próximos anos? O pouso suave está querendo vir, porém, não se esqueça; Não existe almoço grátis, e uma hora alguém vai ter que pagar a conta!

Se essa "projeção" gráfica fizer sentido, grandes empresas que compõem o índice brasileiro, como PETR4, irão valorizar-se ainda mais.

Mas acredite em mim, nem só de dias vive o homem, ele também passará por noites!

Se existem dias e noites a serem vividas, acredito que estão ficando algumas lacunas para trás; será que estamos nós, ignorando as realidades que nos cercam?

Eis que citarei algumas dessas realidades:

a) Lacuna Brasil (sempre uma novidade negativa à frente); O que era para ser bom, (Reformas) pode ir por água abaixo, e tornar o país uma verdadeira fábrica de fazer dinheiro, porém, via impostos, um grande tiro no pé, sem contar com as "in-jurisprudências" constantes, onde o que valia até ontem, hoje, não vale mais, e o que nunca existiu, do nada, passa a existir. Bem-vindo ao Brasil.

B) Lacuna Guerras na Ucrânia e Israel; essas duas ainda não terminou, e poderá não terminar nada bem. Nesse texto, teci alguns comentários de porque os EUA estavam retirando suas tropas do Afeganistão, porém, como digo, as pessoas nunca entendem o que está a sua volta, elas precisam de tempo, logo, se preocupam somente com o "seu momento", ignorando a verdadeira realidade que a cerca. Há, não se esqueça de colocar no radar Taiwan, que dizem pertencer a China.

c) O grande dragão querendo adormecer. Sim, a China, o maior consumidor de matéria prima do mundo me parece estar cansando. Se estiver cansando, empresas como VALE3 e CMIN3 poderão sofrer um bocado (Não podemos esquecer JBSS3 e BEEF3, BRFS3), fazendo preço no índice brasileiro. Vale lembrar que os EUA eram um grande investidor (não se apegue a palavra investidor, não seja ingênuo) no país asiático, porém, com a ascensão incrível do mesmo, o TOP 1 mundial estão direcionando seus recursos para outro país também asiático, a Índia, no qual, fiz alguns texto explicando essa minha teoria.

Com esses três itens no radar, será que podemos confiar nos gráficos?

Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.


br.tradingview.com/c...hart/WIN1!/sIm0PLtd/

Disclaimer

The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.