Agenda 04/09 00:00 - USA - Feriado de Dia do Trabalho 08:25 - BRA - Boletim Focus 10:30 - BCE - Christine Lagarde
Brasil Esta semana traz um cenário peculiar devido ao feriado americano na segunda-feira, 04/09, e ao feriado brasileiro na quinta-feira, 07/09. Como resultado, é esperado que o volume de negociações no mercado interno seja reduzido. O IBOV encontra-se atualmente em uma faixa de indefinição, oscilando entre os 115.500 e 118.500 pontos. Enquanto isso, a cotação do USDBRL permanece abaixo da marca dos R$ 5,00, sem uma clara tendência definida.
Fiscal: O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em conjunto com o ministro da Economia, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, devem se reunir nos próximos dias para estabelecer um cronograma que garanta o cumprimento da meta fiscal, sem aumentar a carga tributária. Alinhado a essa abordagem, o presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que é improvável que o governo consiga aprovar qualquer aumento de impostos no Congresso, mesmo que amplie o apoio no Legislativo por meio de uma reforma ministerial. Em evento realizado pela XP, o ministro Fernando Haddad reconheceu que a meta de alcançar um déficit zero em 2024 é "ambiciosa", mas enfatizou que "se todos trabalharem juntos na mesma direção, poderemos alcançá-la". Com a aprovação do orçamento para 2024, espera-se que a Câmara vote ainda nesta semana o projeto de lei relacionado ao programa "Desenrola" e à taxação das apostas esportivas.
Estados Unidos Feriado: Não haverá negociações de ações no dia de hoje. Os futuros da CME encerram às 14h30 de Brasília. ES1! US10Y
Europa SX5E Seguindo o otimismo dos mercados asiáticos, os principais índices de ações europeu são negociados em alta nesta manhã. Entre os indicadores econômicos, a balança comercial da Alemanha registrou queda de 0,9% das exportações em julho, enquanto as importações aumentaram 1,4%, ambas melhores do que o esperado. É esperada a fala da presidente do BCE, Christine Lagarde, programado para às 10h30 de Brasília.
Ásia/Pacífico Os mercados da região Ásia/Pacífico começaram a semana em alta, impulsionados pelo retorno dos investidores às compras de empresas imobiliárias chinesas. O HSI registrou um ganho significativo de 2,51%, enquanto o NI225 encerrou seu sexto pregão consecutivo em território positivo. Ao longo desta semana, os investidores estarão atentos à decisão de política de juros do Reserve Bank of Australia, programada para terça-feira, e à divulgação dos dados da balança comercial chinesa referentes a agosto, prevista para quinta-feira.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.